WASHINGTON - Um novo tratamento contra a Aids, uma combinação de quatro moléculas a ser tomada apenas uma vez por dia, foi aprovado nos Estados Unidos pela agencia americana de medicamentos e alimentos (FDA). A dose diária pode lutar efetivamente contra o HIV enquanto simplifica o modo de administração.
"Novas combinações de moléculas, como o medicamento Stribild, ajudar a simplificar os regimes de tratamento", disse a FDA em um comunicado. Este tratamento, desenvolvido pela Gilead Sciences na Califórnia, foi testado em mais de 1.400 pacientes.
Os resultados do estudo mostraram que era tão eficaz ou mais eficaz do que as outras duas combinações de drogas. O Stribild traz o vírus a níveis indetectáveis em 9 de 10 pacientes dentro de 48 semanas.
No entanto, foi até agora testado somente em homens não tratadas anteriormente para HIV. Mais estudos são necessários para ver como as mulheres e as crianças reagem a essa nova combinação de moléculas.
Este é o terceiro tratamento da AIDS desenvolvido pela Gilead, que busca sempre a obtenção de autorizações de comercialização no mercado da Austrália, Canadá e União Europeia.
A droga, como muitas outras drogas contra AIDS, vai levar um comunicado dizendo que ela pode acarretar a risco mortal para seus usuários. Pode ser perigoso para o fígado ou os rins. Gilead salienta, no entanto, que durante seus estudos observação de efeitos secundários foi “mínima ou moderada”.
Criasaude: 2 de setembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário