sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Phoenix e o Dragão


Assim como os dragões, a Fênix também é um ser mitológico e lendário. Embora insista uma necessidade humana de confrontá-los, tornando-os rivais (algo irreal), e definir quem é o mais forte dos dois, pois ambos representam a força, a relação entre eles é bem mais próxima do que podemos imaginar. Existem elos de complementaridade entre eles.

Segundo o Feng Shui, uma tradição taoísta fundamentada no equilíbrio das forças positivas e negativas, entre a vida e a morte, a fênix e o dragão representam o encontro do Yin e do Yang, buscando a preservação da vida e a transformação do espírito.

A Fênix (Yin), também conhecida como "pássaro do vento", representa o espírito e o sopro da vida, completamente regida pelo elemento ar. Já o Dragão (Yang) representa o renascimento e a força criativa (a essência feminina) por se tratar de um ser espiritual e a serpente representa a reprodução, a sexualidade masculina e o princípio da vida.

Nesse sentido, a filosofia chinesa não os colocam na situação de rivais, mais sim de casal, num casamento energético e complementar. Não existe uma posição de "versus", de confronto, mas de "&", de comunhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário