terça-feira, 27 de novembro de 2012

Homens cada vez mais vaidosos


Universo masculino se rende aos benefícios do botox para ficar mais jovem.

Os anos vão passando e as marcas da idade são inevitáveis – para as mulheres e também para os homens. Para driblar os sinais da idade, o uso de cremes, protetor solar e a realização de procedimentos estéticos, como a aplicação de botox, tornam-se praticamente obrigatórios.
Dados da International Survey on Aesthetic/Cosmetic Procedures Performed confirmam a tendência. De acordo com o instituto, o Brasil é o segundo país no ranking mundial que mais utiliza a toxina botulínica, sendo que 6% dos pacientes são homens.
A toxina botulínica – conhecida mundialmente pela marca Botox, apesar de existirem outros nomes comerciais da substância – começou a ser utilizada para reduzir as rugas por acaso. “Um casal de médicos canadenses, uma dermatologista e um oftalmologista, tratavam um paciente com blefaroespasmo (nome dado quando as pálpebras piscam incontrolavelmente) e observaram que a toxina reduzia as rugas conforme o avanço do tratamento. Desde então a toxina passou a ser utilizada para fins estéticos”
A substância é proveniente da bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo – doença que paralisia os músculos e pode até matar. Pacheco esclarece que a toxina utilizada nos consultórios é 100% segura e, se usada de forma adequada, não há maiores riscos.
A toxina age diretamente nos nervos responsáveis pela movimentação dos músculos faciais. Ao serem paralisados, os nervos ficam atrofiados e as rugas ficam mais suaves. 
Além da aparência jovial, os homens também buscam um ideal de beleza, força e virilidade, alcançado por meio do aspecto mais rígido que o botox fornece. “A pele firme e sem rugas reforça a imagem de homem forte e viril. O preconceito quanto à realização de procedimentos estéticos pelos homens está praticamente ultrapassado. Hoje não há mais aquela história de que homem que se cuida é menos macho e as mulheres dão mais valor aos que se cuidam”

Nenhum comentário:

Postar um comentário