Hidratação da pele
Oleosa (O) vs. seca (D)
A xerose, ou pele seca, é caracterizada por uma barreira deficiente falta do fator de hidratação natural e/ou reduzida produção sebácea. Uma produção sebácea maior é uma qualidade definitiva de pele oleosa. A maioria das pessoas exibe uma pele que cai em uma das extremidades deste espectro, embora alguns pacientes possam reclamar de uma combinação de pele (pele mista) manifestada pela secura nas faces e oleosidade na zona t (testa, nariz e queixo). Uma pontuação mais alta nos parâmetros de O vs. D do BSTS se correlaciona à elevada produção sebácea uma pontuação baixa corresponde a uma hidratação reduzida da pele. Pele “normal” fica no meio deste espectro.
Cuidados com a pele para o parâmetro O-D
Devido ao fato de não haver agentes tópicos disponíveis que possam efetivamente diminuir a produção sebácea, o tratamento da pele oleosa é um desafio. Os produtos de limpeza (Cleansers) para pele oleosa, principalmente os produtos de limpeza de pele em espuma e aqueles contendo ácido salicílico, são recomendados para estes pacientes. Loções tonificantes também podem ser usadas para pele oleosa, mas cremes hidratantes são, freqüentemente, desnecessários. Entretanto, se desejável, cremes hidratantes suaves tais como loções podem ser usados por pessoas com pele oleosa. Pessoas com pele oleosa experimentam um alto grau de proteção antioxidante, já que a secreção sebácea contém níveis abundantes de vitamina E. A maioria das pessoas com pele oleosa tem menos de 40 anos e podem sofrer também de acne. Para tratar adequadamente este tipo de pele, as formulações em gel e soro são escolhas melhores que cremes. Passar uma camada de pó sobre protetor solar, que é normalmente solúvel em óleo, pode auxiliar no alívio da oleosidade.
Produtos de limpeza de pele não em espuma, que não tire a gordura protetora do estrato córneo (SC), são escolhas adequadas para pessoas com pele seca. Aplicar um creme hidratante à pele ainda úmida, aprisionará a água na superfície da pele. Os cremes hidratantes devem ser escolhidos de acordo com sua capacidade de reduzir a perda de água transepidérmica (TEWL - em inglês para transepidermal water loss) e reparar a barreira de permeabilidade da pele. Os tonificantes devem ser utilizados em pele seca. Os pacientes que pontuaram muito baixo no parâmetro O/D do questionário, sugerindo uma pele extremamente seca, devem evitar esfoliantes faciais porque a fricção inibe a barreira de permeabilidade da pele. Diversas loções e cremes com protetor solar, disponíveis no mercado, são adequados para pele seca.
Uma loção, em vez de um gel ou uma formulação em creme, é mais adequada para pessoas que pontuaram na parte intermediária da porção O/D do BSTS. Particularmente, a tal pele “normal” pode tornar-se seca em ambientes de baixa umidade ou quando expostas ao clima frio. Na verdade, os tipos de pele não são necessariamente estáticos. O estresse, gravidez, menopausa, exposição a temperaturas variáveis ou mudança para um clima diferente e outras tantas mudanças exógenas ou endógenas podem levar a alterações no tipo de pele. Portanto, é recomendado que as pessoas adotem o questionário como referência e refaça o teste quando sentir manifestações cutâneas.
Sensibilidade da pele
Sensível (S) vs. resistente (R)
Uma alta pontuação na porção S/R do BSTS corresponde à pele sensível uma pontuação baixa indica pele resistente. Quanto mais alto for a pontuação neste parâmetro, mais provável é que o paciente apresente mais de um dos quatro tipos de pele sensível (p.ex.: acne, rosácea, queimação e ardência e erupções cutâneas alérgicas). Por exemplo, um paciente com rosácea pontuará mais baixo que um paciente com rosácea que também tenha sintomas de queimação e ardência. Um estrato córneo (SC) saudável que proteja intensamente a pele contra alérgenos, outros irritantes ambientais e a TEWL – perda de água transepidérmica – caracteriza a pele resistente. O eritema e a acne são ocorrências raras em pessoas com pele resistente. Normalmente, tais indivíduos podem ser tratados com formulações mais fortes de cuidados com a pele e procedimentos em consultório, como peeling químico, quando comparado com pessoas que tenham pele sensível.
Cuidados com a pele para o parâmetro S-R
Pacientes com pele resistente podem usar a maioria dos produtos de cuidados com a pele sem a preocupação de reações adversas como acne, erupções ou ardência. Entretanto, a barreira da pele saudável que protege a pele “R” da maioria das formulações e outros fatores exógenos também favorecem numerosos produtos ineficazes. Conseqüentemente, indivíduos com pele resistente podem não obter benefícios de produtos mais fracos, porque seu limiar excessivamente alto para a penetração dos ingredientes impede que tais formulações penetrem o SC e produza os efeitos desejados. Pacientes com pele resistente podem ser tratados com níveis mais elevados de ácido glicólico e exigem períodos de incubação mais longos com Levulan antes da terapia fotodinâmica.
Inflamação é o componente comum de todos os tipos de pele sensível. Portanto, o tratamento enfoca os produtos antiinflamatórios. As recomendações de cuidados com a pele para pele sensível depende do(s) subtipo(s) específico(s) que o paciente manifesta. Normalmente, pessoas com pele sensível devem abster-se de usar esfoliantes faciais porque a fricção prejudica a barreira cutânea e pode exacerbar a acne. Particularmente, o eczema é mais freqüentemente associado à pele “DS”, enquanto a acne está ligada à pele “OS”. Rosácea é freqüentemente vista em pessoas com o tipo de pele “OSNW”.
Um médico que conheça a pontuação de um paciente tipo “P” pode mais rapidamente observar a mudança de hiperpigmentação e, então, ajustar a intensidade do peeling químico e a regulagem do laser adequadamente para evitar hiperpigmentação pós-inflamatória, se o paciente tiver uma pontuação “P” alta.
Pigmentação da pele
Pigmentada (P) vs. não pigmentada (N)
Embora as pessoas com peles mais escuras são mais prováveis de manifestar o tipo de pele “P”, o parâmetro P/N mede a tendência para desenvolver hiperpigmentação independente da etnia ou cor da pele. Esta seção do BSTS identifica pessoas com histórico ou apresentação de mudanças pigmentárias que podem ser evitadas ou melhoradas através do uso de produtos tópicos de cuidados com a pele e procedimentos dermatológicos. Estas enfermidades incluem efélides, melasma ou escurecimento da pele, hiperpigmentação pós-inflamatória e sardas solar. O BSTS não considera lesões cutâneas que exigem remoção ou terapia, além de cuidados com a pele, como verrugas congênitas e ceratose seborréica.
Uma pessoa com tendência a desenvolver alterações pigmentárias é classificada como tendo o tipo de pele “P” dentro do esquema BSTS. Uma pessoa tem o tipo de pele “N” se não manifestar esta propensão. Um médico que conheça a pontuação de um paciente tipo “P” pode mais rapidamente observar a mudança de hiperpigmentação e, então, ajustar a intensidade do peeling químico e a regulagem do laser adequadamente para evitar hiperpigmentação pós-inflamatória, se o paciente tiver uma pontuação “P” alta. Pele clara que queima mas não bronzeia está associada com o tipo de pele “N”. Pessoas ruivas que têm tendência a sardas pontuam mais alto na escala P/N.
Cuidado com a pele para o parâmetro P-N
Produtos especiais para cuidado com a pele não são necessários para pessoas com pele “N”. Ao contrário, ingredientes de clareamento de pele, como arbutina, hidroquinona e ácido kójico, beneficiam aqueles com tipo de pele “P”. Também, uma pigmentação não desejada pode ser evitada por produtos contendo niacinamida ou ativo de soja. Tratamentos com luz intensa pulsada e Fraxel são eficazes em muitos pacientes para a remoção de sardas solar e melasma.
Envelhecimento da pele
Enrugada (W) vs. firme (T)
Este parâmetro mede o risco de desenvolvimento de rugas. O questionário pergunta sobre comportamentos que promovem rugas (p.ex.: exposição ao sol, uso de camas de bronzeamento e o hábito de fumar) e a pele de familiares, para determinar a influência genética. Pessoas com pele “W” não necessariamente apresentam rugas quando preenchendo o questionário, mas correm grande risco de desenvolver rugas. A pele “W” é mais freqüentemente vista naqueles com pele mais clara. Pessoas com pele “PW” são mais prováveis de ter um histórico de exposição constante ao sol, rugas brandas e sardas solar. Pele escura é mais freqüentemente associada com pele “PT” pele clara com pele “NW”. Para pessoas com tipo de pele “W” são recomendados os retinóides (vitamina A), protetores solar e antioxidantes.
Siga as orientações de acordo com o resultado do questionário:
1)OSNW - OLEOSA, SENSÍVEL, NÃO PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características
• Queima em lugar de bronzear, avermelhada com poros abertos e rugas precoces.
O que evitar
• Produtos à base de álcool, cremes anti-idade e vitamina C.
O que usar
• Séruns com antioxidantes para hidratação.
• Produtos com anti-inflamatórios, como camomila e azuleno, para acne e vermelhidão
• Cremes com corticóides para dermatites.
2)OSNT - OLEOSA, SENSÍVEL, NÃO PIGMENTADA E FIRME
Características
• Ruboriza fácil, veias aparentes no rosto, manchas vermelhas que descascam, sobretudo em torno do nariz, rugas só depois dos 40 anos.
O que evitar
• Cremes anti-idade ou à base de ácidos de frutas e DMAE.
O que usar
• Os produtos anti-inflamatórios, com camomila ou aloe vera, e protetor solar.
3)OSPW - OLEOSA, SENSÍVEL, PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características
• Bronzeia fácil, depois surgem manchas marrons ou esbranquiçadas, muita acne e dermatites. Primeiras rugas por volta dos 20 anos.
O que evitar
• Produtos como DMAE, ácido lipóico e ácido hialurônico, usados nos tratamentos anti-idade, e filtro solar com benzofenona, produto bem comum .
O que usar
• Contra rugas, cremes com ácido salicílico ou retinol.
• Filtros solares feitos com óxido de zinco, que não irritam a pele e evitam a oleosidade
4)OSPT - OLEOSA, SENSÍVEL, PIGMENTADA E FIRME
Características
• Alta incidência de acne, geralmente acompanhada de inflamações. Propensão a alergias e, nas pessoas claras, sardas e manchas de sol.
O que evitar
• Esfoliantes e cremes anti-idade.
O que usar
• Produtos com camomila, aloe vera e ácido salicílico, que aliviam as inflamações.
• Cremes com retinol para acne e rugas.
• Loções com ácido kójico para manchas de sol.
5)ORPW - OLEOSA, RESISTENTE, PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características
• Aparência lustrosa, com poros largos, acne rara.
O que evitar
• A maioria dos cremes e loções não consegue penetrar na pele. Para hidratar a pele e prevenir rugas, a melhor opção são produtos manipulados, sob indicação médica.
O que usar
• Os esfoliantes para reduzir oleosidade.
• Cremes com coenzima Q10, ginseng, chá verde e vitamina C para rugas.
• Retinol, DMAE e ácido glicólico em alta concentração para amenizar rugas.
6)ORPT - OLEOSA, RESISTENTE, PIGMENTADA E FIRME
Características
• A face brilha, principalmente em fotografias, poucas rugas e acne. Mais comum em negros. Em pele clara, maior incidência de sardas e manchas.
O que evitar
• Na pele clara, produtos com soja, que provocam o aumento das manchas. Na pele escura, tratamentos a laser.
O que usar
• Vitamina C, retinol, ácido kójico e ácido glicólico são eficazes para remover manchas e prevenir rugas.
7)ORNW - OLEOSA, RESISTENTE, NÃO PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características
• Brilho moderado na face, pouca acne, rugas precoces.
O que evitar
• Hidratantes durante o dia são desnecessários.
O que usar
• Produtos com antioxidantes para prevenir o envelhecimento.
• O retinol controla a oleosidade e previne rugas.
• Tratamentos como laser, dermo-abrasão, peelings profundos e Botox.
8)ORNT - OLEOSA, RESISTENTE, NÃO PIGMENTADA E FIRME
Características
• Manchas, vermelhidão ou ressecamento são raros. Dificilmente pega um bronzeado.
O que evitar
• Hidratantes gordurosos. Se necessário, usar aqueles feitos à base de gel ou loções sem óleo.
O que usar
• Para limpeza, as loções à base de ácido salicílico.
• Esfoliantes diariamente.
9)DSPW - SECA, SENSÍVEL, PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características
• Uma das peles mais problemáticas. Muito fina e seca, apresenta irritações, vermelhidão e descama com freqüência. Arranhões e cortes resultam em cicatrizes.
O que evitar
• Adstringentes, que irritam a pele, e esfoliantes, que a tornam ainda mais sensível.
O que usar
• Águas termais em spray antes de aplicar cremes, para aumentar a hidratação.
• Hidratante pela manhã, à tarde e à noite.
• Botox, preenchimentos e peelings químicos.
10)DSPT - SECA, SENSÍVEL, PIGMENTADA E FIRME
Características
• Sujeita a eczemas, dermatites e descamações. Manchas ásperas e grossas no rosto e no pescoço, ressecamento nas mãos e pálpebras escuras.
O que evitar
• Adstringentes e esfoliantes, cosméticos com soja que contenham estrógeno.
O que usar
• Hidratantes com filtro solar e ingredientes simples como óleo de oliva ou manteiga de cacau .
• anti-inflamatórios para eczemas e dermatites, sob orientação médica
11)DSNW - SECA, SENSÍVEL, NÃO PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características
• Ressecada, avermelhada, áspera e sem brilho. Acne moderada, vasos aparentes na face e rugas precoces.
O que evitar
• Vitamina C, retinol e cremes anti-idade. Para quem tem acne, produtos com manteiga de cacau e óleo de coco.
O que usar
• Hidratantes pelo menos três vezes ao dia.
• Produtos com coenzima Q10, chá verde, extrato de grãos de uva e cafeína para prevenir rugas.
• anti-inflamatórios, sob prescrição médica.
12)DSNT - SECA, SENSÍVEL, NÃO PIGMENTADA E FIRME
Características
• Seca, com descamações, vermelhidão e coceiras. Muito alérgica e com espinhas ocasionais.
O que evitar
• Produtos com álcool, adstringentes e sabonetes agressivos, que tiram a gordura natural da pele. Produtos com retinol.
O que usar
• Hidratantes fortes, de preferência com filtro solar.
13)DRPW - SECA, RESISTENTE, PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características
• Sem acne, alergias, irritações ou rugas até os 40 anos. Fácil de bronzear.
O que evitar
• Produtos com álcool, sabonetes e loções adstringentes.
O que usar
• Para prevenir ou atenuar rugas, retinol ou ácido retinóico receitado por dermatologistas
• Cremes para o rosto e a área dos olhos com antioxidantes em doses altas.
• Agentes clareadores, como vitamina C, que aumenta a produção de colágeno e ajuda a diminuir manchas.
• Esfoliantes quatro vezes por semana.
14)DRPT - SECA, RESISTENTE, PIGMENTADA E FIRME
Características
• Seca, com descamações no rosto e no pescoço. Áspera nos joelhos e cotovelos. Sardas ou manchas de sol.
O que evitar
• Peelings químicos e tratamentos a laser, que acentuam as manchas escuras. Produtos com soja e estrógeno.
O que usar
• Hidratantes com filtro solar, para evitar manchas e sardas.
• Produtos com retinol e vitamina K para hidratação.
15)DRNW - SECA, RESISTENTE, NÃO PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características
• Pele bem clara, típica do norte da Europa, delicada e sem sardas ou manchas.
O que evitar
• Sabonetes e xampus com detergentes, produtos com álcool e adstringentes.
O que usar
• Até os 30 anos, a hidratação com produtos ricos em antioxidantes como vitamina C e E, chá verde e coenzima Q10. A partir dessa idade, produtos à base de retinol, com prescrição médica
• Para prevenir rugas, cremes com ácido hialurônico, colágeno e elastina.
16)DRNT - SECA, RESISTENTE, NÃO PIGMENTADA E FIRME
Características
• Pele típica de loiros ou morenos claros. Não bronzeia.
O que evitar
• Produtos à base de álcool e adstringentes.
O que usar
• Hidratantes tradicionais, à base de glicerina e água de rosas, são baratos e eficientes para esse tipo de pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário