Design Thinking é uma abordagem de design
centrada pessoas que tem ajudado
organizações em todo o mundo a identificar novas formas de servir e apoiar seus
clientes por meio da identificação a de suas necessidades mais latentes,
comportamentos e desejos. Criado pela global e famosa empresa de design
IDEO, a abordagem explora o design, que deixa de ser apenas uma forma de tornar um
produto mais bonito esteticamente e passa a inspirar a cultura corporativa
por meio de etapas de pesquisa, análise, ideação, prototipação e validação. O
processo consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de
mundo e o conhecimento dos indivíduos para identificar melhor as barreiras e
gerar alternativas para transpô-las. Tudo isso com uma grande dose de empatia,
colocando o cliente no centro de tudo.
Um exemplo claro é o que ocorreu
na Kaiser Permanente, um consórcio de saúde da Califórnia que conta
com empresas de planos de saúde, hospitais e grupos médicos. Eles
contrataram a IDEO para desenvolver um novo processo de troca de turno para a
equipe de enfermagem de um dos hospitais do grupo. O processo típico demorava
pelo menos 45 minutos enquanto os enfermeiros que estavam saindo atualizavam os
que estavam chegando sobre os pacientes. Além da demora que atrapalhava o atendimento
aos pacientes, a troca de informações era ineficaz e vários detalhes eram
deixados de fora.
A solução desenhada ganhou o nome
de “Nurse
Knowledge Exchange” (uma
tradução seria “troca de conhecimento entre enfermeiros”). Agora, a troca
acontece ao lado da cama dos pacientes, que são encorajados a participar,
tornando improvável que qualquer coisa relativa a seus cuidados não seja
mencionada. Um novo software passou a ajudar a equipe a compilar as informações
em um formato padrão entre os turnos, e agora eles ficam menos sujeitos a
ter ataques de nervosismo por esquecer de comunicar alguma coisa importante.
Esse processo foi desdobrado para todos os hospitais do grupo.
Devido à grande complexidade
moderna de negócios e tecnologias, todos os dias a TOTVS se
depara com as dificuldades do dia-a-dia que seus clientes enfrentam e precisa
entendê-las para que suas soluções sejam mais essenciais, simples e
intuitivas. Para isso, foi criada em 2013 a área de UX (User eXperience) Strategy, cuja missão é ajudar a TOTVS a melhorar a experiência dos
clientes que utilizam seus produtos e serviços por meio da abordagem do
Design Thinking. Por ter como foco o cuidado com vidas, o segmento de Saúde
como um todo ainda tem muito o que se beneficiar de um pensamento mais empático
aos clientes. Com o apoio da área de UX, soluções inovadoras e de alto impacto
tem sido geradas sem grandes investimentos, atendendo a desafios variados de
diversas magnitudes.
A abordagem foi usada no
redesenho de um módulo crítico do GPS (Gestão de Planos de Saúde): a revisão de
contas médicas. O trabalho envolveu 31 clientes de 8
empresas diferentes, que colaboraram trazendo suas visões sobre o que
realmente importava para eles e as dificuldades que encontravam no uso do
sistema. O objetivo foi melhorar a experiência de uso do módulo, porque
a revisão e digitação das contas médicas enviadas pelos hospitais e
laboratórios é um trabalho que exige um alto nível de produtividade. Os
protótipos desenvolvidos foram validados com os próprios clientes, e hoje
estamos realizando o desenvolvimento dessa solução, que trará uma experiência
totalmente diferenciada para os usuários da nossa solução.
Outro trabalho que está sendo
realizado com o apoio da área de UX na Saúde é o projeto “Vida
Única”, que consiste em uma nova experiência de acesso centralizado a
prontuários por todo o ecossistema do segmento utilizando o Fluig como
plataforma. por meio de pesquisas com os diferentes agentes do ecossistema,
como operadoras de planos, cooperativas médicas, profissionais de saúde,
hospitais e até mesmo os próprios pacientes, foram levantados 60 desafios, que
foram trabalhados coletivamente por vários de nossos especialistas. As ideias
geradas foram cuidadosamente transformadas em protótipos para gerar o novo
produto. Atualmente, esses protótipos estão sendo validados por nossos
clientes. Com isso, esperamos ajudá-los cada vez mais em seu core business, reforçando a missão de nos tornarmos cada dia mais
essenciais para eles. O desenvolvimento da plataforma de Vida Única do Paciente
está previsto para o ano 2016.
Independente da solução que o
Design Thinking ajuda a criar para a Saúde, o importante aqui é que essa
abordagem tem um objetivo muito mais amplo do que gerar interfaces gráficas.
Enquanto uma proposta de valor tradicional é uma promessa de utilidade, o
Design Thinking nos leva a pensar em uma proposta de valor emocional, que tem
como foco as experiências dos usuários e como podemos influenciá-las
positivamente. Isso contribui para a humanização da tecnologia e para o
desenvolvimento de produtos e serviços que ressoem emocionalmente.
Referências:
https://hbr.org/2010/09/kaiser-permanentes-innovation-on-the-front-lines
http://hbrbr.com.br/o-design-thinking-atinge-maturidade/
https://endeavor.org.br/design-thinking-inovacao/
https://hbr.org/2010/09/kaiser-permanentes-innovation-on-the-front-lines
http://hbrbr.com.br/o-design-thinking-atinge-maturidade/
https://endeavor.org.br/design-thinking-inovacao/
Texto publicado originalmente no blog da
TOTVS.
http://blog.totvs.com/a-contribuicao-do-design-thinking-na-saude/
http://blog.totvs.com/a-contribuicao-do-design-thinking-na-saude/
Nenhum comentário:
Postar um comentário