quinta-feira, 18 de abril de 2013

O que são fibroses?


O que acontece quando nos cortamos é uma reação em cadeia do seu próprio sistema de integridade ou imunológico que tenta refazer a área defender, no caso,...ele manda seus exércitos de defesa formando uma batalha interna para sanar a área ferida.

No caso da lipo, mesmo que a incisão cirúrgica seja de pequeno porte, isso é não passa de 1/2 cm, o trauma interno é grande, fazendo um grande corte interno.

O exercito de defesa do nosso corpo se transfere para aquela área, fazendo uma grande inflamação, (dor calor rubor edema) nos primeiros dias e posteriormente quando não é mais necessário sua intervenção é refeito um novo tecido rico em colágeno, por isso as fibroses ficam endurecidas e doloridas dificil de manusear, causando até irregularidades na lipo.

Normalmente elas aparecem de 14 a 21 dias após a lipo, via de regra claro, pq depende de fatores como genética tem pessoas mais propensas e outras menos, técnica de aspiração por parte do médico, uso correto de cinta modeladora, fazer o devido repouso, não pegar peso, manter uma dieta equilibrada lembrando que a defesa do organismo está focada lá na região da lipo, evite alguns tipos de peixe, feijoada, comidas pesadas de um modo geral. Aqui na Mediestetica nós temos a Dra Waldivia Borghi nutricionista, que pode te dar uma orientação adequada e fazer uma dieta própria pra esse periodo de recuperação.

Embora não se possa evitar a fibrose, alguns tratamentos podem ajudar, como radiofrequencia que aquece a camada inferior da epiderme chegando a desnaturalizar esse colágeno fazendo com que ele remodele o laser de Diodo emitido pelo aparelho I Lipo está sendo usado por mim tendo um rápido e excelente resultado.

E lembre-se sempre: a drenagem linfática ajuda no período pós-operatório, portanto, não deixe de procurar um profissional especializado em pós operatorio.

O que são Isotônicos ou Bebidas Isotônicas?

Os líquidos isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (variando entre 6 e 8%), quase na mesma concentração dos fluídos do corpo humano que são ideais para reidratação (reposição eletrolítica) quando houve grande perda de líquidos no organismo, seja por atividade física intensa ou por uma cirurgia plástica de lipoaspiração, por exemplo. São chamados de isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o qual facilita a absorção.
No momento da escolha do isotônico ideal, não atente só para o fator preço, mas também para os pequenos detalhes que passam despercebidos nos rótulos dos isotônicos mais comuns. A quantidade e o tipo de carboidrato contido na bebida têm papel importante; o total recomendado de carboidratos contidos nos isotônicos é de, no máximo, 20 gramas, para que o organismo absorva rapidamente esta quantidade, pois, quanto mais se ultrapassar essa quantidade, mais lentamente serão absorvidos. Quando tratamos do tipo de carboidrato que deve estar presente nesta bebida, quem está comprando que deve ficar atento a composição da fórmula. Para que a fórmula seja balanceada, ela deve apresentar glicose, frutose e sacarose proporcionais. O problema é que a maioria dos isotônicos tem em sua fórmula altíssimas quantidades de sacarose, deixando a glicose e a frutose de lado. Como já falamos anteriormente, a presença do sódio e do potássio são essenciais para facilitar a absorção de água pelo organismo. Além do sódio e do potássio, a adição do cloreto e de vitaminas na fórmula também é positiva.
A água de coco é um isotônico natural delicioso que apesar de ter baixo teor de sódio (que é necessário para manutenção da água no organismo) tem baixa caloria e alto teor de potássio, que também ajuda a manter a água no organismo, como o sódio. Além disso, o potássio presente na água de côco é um íon com grande concentração no intracelular e sua ingestão ajuda a prevenir fraqueza, especialmente no pós-operatório de lipoaspiração.
O sódio está presente principalmente no meio intravascular e sua ingestão após a lipoaspiração ou grandes exercícios ajuda a manter a água no organismo, evitando que ela seja eliminada na urina, permitindo uma hidratação mais eficaz após uma lipoaspiração.